quarta-feira, 6 de maio de 2009

Meu nome é Mara e eu sou viciada em reality show!

As pessoas ao meu redor tem muita dificuldade de entender meu gosto por reality shows. Me perguntam como uma pessoa culta e esclarecida cai nessa, que motivação tenho para acompanhar, assinar PPV, votar, se eu não vejo a manipulação dos donos dos canais...

Olha, já fui tão atacada com essas perguntas que já foram até assunto na terapia. A resposta é a seguinte: Me fascina o comportamento do ser humano, quando observado, quando esquece que está sendo observado, e como certas características pessoais sobressaem em qualquer circunstância.

Não tem como assistir um Big Brother, por exemplo, sem fazer reflexões sobre a vida. Claro, a Globo manipula, eles estão sob pressão, etc e tal. Ninguém é verdadeiro o tempo inteiro. Mas ninguém é fake o tempo inteiro também. Depois de alguns dias, o verdadeiro eu aparece, e claro, o participante fica tentando sufocar. É notório: X não gosta deY. Com os resultados de paredões,X percebe que o Y não sai, e acha melhor começar a se aproximar (sabe-se lá seu grau de rejeição...). Ou às vezes ele avalia que vai parecer muita falsidade para o público se aproximar, então X fica na dele, jogando com a audiência.

E é aí que eu pergunto: não somos assim na nossa vida? não falamos mal do síndico do prédio, mas ficamos quietos na reunião de condomínio, e só reclamamos depois que um começa? não tratamos bem alguém no trabalho porque ele é influente? O ser humano se adapta à todas as situações.

Mas o que é impagável e ninguém consegue esconder é a reação. A pessoa fica ensandecida por ter sido votada. Na hora, os olhos, a expressão, o corpo, tudo fala. Depois, fazendo média, a pessoa diz que nem ligou, que jogo é jogo, que entende. Quantas vezes somos assim na vida real?

Para mim, essa é a graça do programa: assistir o tempo todo possível e pescar essas falhas, essas falsidades, os comportamentos exagerados. E querendo ou não, muitas vezes nos enxergamos em algumas atitudes, e porque não mudar o que está errado em nós?

Sempre dá para aprender algo. Melhor que acompanhar um roteiro pronto de novela. Finalizando, neste BBB9 eu aprendi que é feio e ridículo se comportar assim ao ser contrariada:

(Se você não tem 4 anos de idade, não é de bom tom ter chilique desse jeito)

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome é Antonio, tambem sou viciado em reallity shows concordo com tudo o que disse.
Apenas acho que até uma criança de 4 anos tem mais noção do que esse ser em questão.

fádia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mara disse...

Fádia

deletei seu comentário pois tú é muito sem noção!!

hahaha