domingo, 8 de maio de 2011

Carta para minha mãe

Eu só podia estar procurando sarna pra me coçar. Resolvi mexer nas fotos da gaveta da minha mãe, procurando alguma foto legal para fazer com minhas irmãs aquela foto BACK TO THE FUTURE que a fotógrafa Irina Werning faz. Achava que nada mais iria me emocionar. Ah tá.

Achei um caderninho de capa dura marrom escrito "Lembranças". Abri e tinha uma introdução com a letrinha dela dizendo para as pessoas que escreveriam lá que as palavras deles ficariam de recordação até o último de seus dias. Comecei a folhear e a primeira pessoa que escreveu foi minha avó linda, dizendo para a filha uma oração e assinando Traudi (seu apelido, pois ela odiava seu nome Iolanda). Outras páginas para minhas tias, algumas amigas dela que eu conheci, e outros desconhecidos. Todos datados de 1965. Ela tinha 18 anos. O pai dela havia morrido dois anos antes, e dois anos depois ela conheceria meu pai. E mais quatro anos para frente nasceria sua primeira filha, esta que vos escreve.

E eu fiquei lendo aquilo tudo, o que as amigas desejavam para ela, dizendo que ela era ótima amiga e seria sempre uma professora excepcional (ela largou esta carreira logo logo e foi ser contadora - rá!). E lá pelo final do caderninho achei esta carta:


Essa era minha letra aos 7 anos. Caramba, aos 7 anos eu já falava que ela ia embora e eu não ia esquecê-la nunca? Ainda bem que levou mais 30 anos para isso acontecer, e eu pude conviver e muito com esta mulher maravilhosa. É difícil demais não ter ela participando da minha vida, não receber a visita dela no meu apartamento novo. Quando eu tiver meu filho, ela não vai pegar no colo. É uma lacuna que nada preenche.

Quando escrevi o post anterior, que falava dessa saudade que dói muito, voltei a dormir depois de postar. E no meu sonho ela apareceu, e eu a abracei e começamos a dançar. E eu a apertava tão forte... a gente sempre vai ter o mundo dos sonhos para se encontrar, mãe!

Já escrevi tanto sobre ela aqui no blog, e não sei se ela lê. Mas pelo menos o que eu escrevi aos 7 anos foi lido e guardado com carinho por ela...

Você tem sua mãe por perto? Abrace bem forte!

PS: A piada que corre por aqui é que eu, aos 7, já julgava dinheiro uma coisa importante... rs

5 comentários:

paula disse...

Oi Mara, comecei a acompanhar o seu blog agora e já tinha achado lindo o post anterior, que vc tinha dedicado à sua mãe... e achei esse mais bonito ainda! Que legal ver essas recordações e mais legal ainda ver que esse amor - que sentimos pela mãe da gente - é muito forte e eterno começa assim qdo somos pequeninos ainda... tenho várias cartinhas do meu filho, que tem 8 anos e acho legal ver como o sentimento vai se modificando com o passar dos anos: do amor puro de "ser a melhor mãe do mundo", para a preocupação em "ser um bom filho e estar sempre perto".

parabéns pelo blog de leitura fácil e deliciosa!

=)

Mara disse...

Obrigada, Paula, pelo carinho!

Anônimo disse...

Oi Mara achei seu blog qdo visitava o blog casa de catarina e agora assinei o feed pra não perder mais de vista!!! Eu perdi minha mãe esse ano dia 06 de Março ela esteve doente de cancer por um ano, eu perdi o chão, mas pra mim a morte não existe eu sonho bastante com ela também e espero encontrá-la um dia, pois seria muito injusto conhecer uma pessoa tão maravilhosa e nunca mais conversar com essa pessoa!!! Eu sei que um dia vou encontrá-la e dar um abraço muito apertado na minha mãezinha querida !!! MÃE AMO VOCÊ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mara disse...

Oi Anônimo!
eu também vivo na CERTEZA que um dia encontrarei minha mãezinha. Mas por enquanto, vai no mundo dos sonhos mesmo.
Força aí, a coisa não é fácil. Mas não esqueça que o maior desejo de sua mãe é te ver feliz e seguindo em frente. Chore, se emocione, mas não desanime, não perca a fé.
Um beijo

Anônimo disse...

oi Mara querida!!! obrigada pelas palavras, bjp pra vctbém
Adriana