sexta-feira, 20 de maio de 2011

Refém


Redes sociais não são de Deus. A gente entra nelas para socializar e acaba virando prisioneiro.

Uma vez li em algum lugar (infelizmente não salvei o link, nem o localizei) que a rede social é o pior coisa para a pessoa com o coração partido: ela fica sabendo o que o ex fez, com quem, a felicidade no rosto, a sensação de ter sido substituída rapidinho. Não que antes não fosse assim. Sempre foi, só que a gente não monitorava isso.

Você faz parte de um grupo de amigos, e um deles não te convida para um evento - sabe lá Deus o motivo, e convida os outros. Tempos depois, tá lá a foto no facebook, todo mundo se divertindo feliz, e você com cara de tacho se perguntando o que fez de errado para não ter sido convidada.

O inverso pode acontecer: eu faço uma reuniãozinha secreta na minha casa, e convido os mais chegados. Quando você vê, pimba! nego já colocou a foto lá e os excluídos querem saber quando eu vou fazer o jantar para eles. Em breve, eu respondo. Nunca, eu penso. E assim vamos levando...

Claro que tem o lado bom: você cutuca os amigos, joga conversa fora, dá risada de uma foto engraçada, relembra bons momentos.

E agora eu senti na pele mais uma faceta cruel da rede: a roupa! Quem tem 15 vestidos de festa no armário? Eu não! Antigamente, a gente tinha aquele básico, que vai trocando de acessórios, lenços, echarpes, etc. Lembro que teve um ano que tivemos uns 4 casamentos na família. Mamãe comprou roupa para ela e as filhas, e usamos a mesma roupa nos 4 casamentos. Não eram pessoas relacionadas, dava para fazer isso.

E na era do Facebook? acabou essa farra! Em junho de 2010, fui madrinha de um casamento, comprei um belo vestido. Em novembro fui em outro, tirei a capa do vestido e coloquei uma echarpe, ficou ótimo. Sábado tenho um outro casamento, ia repetir a roupa, pois são de turmas diferentes. Daí lembrei que as fotos dos 2 casamentos estão lá, no meu mural. Para quem quiser ver eu e o vestidão verde. Não tem para onde fugir. E aí? fico me sentindo mal por repetir roupa (e afinal, quem inventou essa regra, heim?) ou compro uma roupa nova que não quero comprar?

E não adianta falar para sair do Facebook. Se eu sair, as pessoas continuam postando suas fotos. Porque elas estão falando delas, não de você. Então, melhor eu continuar lá para monitorar o que falam de mim (como se adiantasse...)

Nenhum comentário: