quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Deixa eu entrar, deixa...

Amo viajar. E as 2 vezes que fui aos Estados Unidos foram viagens inesquecíveis. Porém, para desfrutar disso, tem o lado ruim da coisa: tirar o visto e passar na alfândega.

Na primeira vez que tirei o visto, há 10 anos, foi um saco. Leva-se todos os comprovantes do seu vínculo com o Brasil. Declaração de IR, holeritts, extratos, documento do carro. E a entrevistadora ficou em dúvida se me autorizava. Daí ela fez a pergunta:

- Porque você não foi para a Disney aos 15 anos?

Quase respondi: "oi, tem lei que obrigue essa viagem, é algum rito de passagem que desconheço?" Mas me segurei, e disse que não fui porque meus pais fizeram a festa (mentira, não tive festa nem viagem, foi uma época de pindaíba danada na família, mas isso é assunto para outro post...)

Ela acabou carimbando meu passaporte. Dez anos se passaram, e lá fui eu renovar o visto. Fui super segura para o consulado. Afinal, já estive lá, não infringi nenhuma lei, e hoje tenho carro, contrato social, apartamento no meu nome... ou seja, não tinha como eu sofrer nenhum constrangimento.

- Você tem irmãos?
- Sim, 2 irmãs
- E porque elas não estão tirando o visto com você?

Caramba! e eu lá tenho que saber da intenção das minhas irmãs de viajar para lá? Não somos siamesas!! Respondi candidamente que não sabia se elas queriam ou não ir, e que eu costumava viajar mais na companhia de amigos.

- Porque? não gosta de sua família?
- ...

A gente passa 4 longas horas lá, tem a vida vasculhada e invadida, e ainda sai feliz e agradecida pelo visto alcançado, amém.

We are the champions, my friend...

Um comentário:

Anônimo disse...

Ah, realmente é um saco! a última vez esperei durante umas 5 horas naquela fila dus inferno! aff!
bj
C.