domingo, 7 de novembro de 2010

Da arte de receber elogios


Recentemente, escutei numa palestra que nós não sabemos receber elogios. Quando recebemos críticas, nos machucamos, interiorizamos, refletimos sobre isso por muito tempo. Mas quando recebemos um elogio, este não tem o mesmo efeito. Nossa primeira atitude geralmente é não aceitar (ah, que é isso? são seus olhos!), diminuir (essa blusa? ela é tão velha e tem essa mancha aqui) ou achar que estamos sendo enganados, que aquele elogio não foi sincero.

O grande desafio é ouvir o elogio, e aceitar enquanto verdade (claro, não vamos esquecer o bom senso e o desconfiômetro em casa). Mas que tal quando alguém elogiar o seu cabelo, responder "obrigada, eu também gostei do corte" e não desviar o elogio da pessoa para a raiz branca aparecendo?

Ontem eu recebi um elogio muito bonito, e resolvi aceitar e guardar comigo. Um amigo disse que eu tinha uma bela qualidade, que era a de sorrir com o olhar. Nunca tinha olhado para os meus olhos com esses olhos, mas gostei de saber que tenho olhos sorridentes.

4 comentários:

Nin@'s Cupcakes disse...

O post tem tudo a ver com o seu comentário lá no meu blog...rsrs
Obrigada pela visita :)
Bjks

Ah! Ainda não tive tempo de ler todos os seus posts mas já me tornei uma fã!

Patricia Daltro disse...

Acho que nunca tinha enxergado essa nossa incapacidade de maneira tão clara como seu post explicitou.
E é assustadoramente verdade isso, sou capaz de lidar com críticas pesadissimas e incapaz de lidar com elogios, sempre vem a dúvida se é mentira ou se tem algo por trás. Triste isso, né?

Mara disse...

Patrícia,
quando escutei isso na palestra também ficou tão claro!
ah, se nós déssemos aos elogios a mesma atenção que damos às críticas...
é um exercício para nós agora!
beijo

Fernanda Reali disse...

Perfeito, claro como água. Por que a gente não consegue ver isso? Amei!