sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Tenho que...

Tenho que fazer exercícios. Tenho que hidratar o cabelo. Tenho que fazer as unhas. Tenho que emagrecer. Tenho que controlar a ansiedade. Tenho que comer saladas e frutas diariamente. Tenho que evitar doces. Tenho que pagar as contas. Tenho guardar dinheiro. Tenho que fazer o relatório. Tenho que fazer supermercado. Tenho que sair com os amigos. Tenho que dar atenção a todos que me procuram. Tenho que responder emails. Tenho que lavar o carro. Tenho que me vestir adequadamente. Tenho que arrumar um namorado. Tenho que ser feliz enquanto não acho esse namorado.

Quando paro para pensar, parece que a vida vem sendo uma série de cumprimentos de "tenho que". E esse monte de "tenho que" gera uma ansiedade incontrolável, pois estamos sempre com a sensação de não estarmos dando conta, de estarmos falhando em alguma área. Cada sucesso em uma coisa é um fracasso em outra, e portanto, estamos sempre infelizes, sempre correndo atrás de algo, tal qual o cavalo seguindo a cenoura, nunca alcançada.

Li uma vez uma frase muito interessante, infelizmente não achei nenhuma referência no google, mas era algo assim: "não basta comer arroz integral. Integral tem que ser sua vida!". E me parece que uma vida aonde a gente faça coisas porque TEM QUE, e não porque QUER não é integralmente vivida.

Vamos tentar?

2 comentários:

Regina disse...

Bom dia, amiga querida!
Eu já acho que a felicidade está em perseguir de alguma maneira todas estas coisas....
O importante é a jornada, esqueça as cobranças, principalmente as auto, relaxa e goza!
Beijos no coração!

Fernanda Reali disse...

Mara, na primeira vez que visitei teu blog foi tão triste... Tinhas acabado de perder tua mãe, estavas muuuito triste, uma lástima. Gostei da forma como abordaste os assuntos e me sinto bem aqui.
Esse texto de hoje superou toda e qualquer expectativa. Muito bom mesmo, porque penso assim. Gosto de discordar e de ouvir a opinião dos que discordam de mim, mas foi bom ler com identificação.

Tentando retribuir, te passo um texto que me fez bem:

http://fernandareali.blogspot.com/2009/10/gente-decide-ser-feliz.html

Bjs