quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Respire... inspire...

Li na Vida Simples (você lê essa revista? não? então leia!) uma matéria que conseguiu traduzir para mim de forma perfeita a diferença entre cuidar de si mesma e o egoísmo. Vou usar essa analogia para sempre!
No avião, sempre escutamos a fatídica explicação dos comissários: "em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão automaticamente. Coloque primeiramente em si mesmo, para depois ajudar as pessoas ao seu lado".

Cuidar de si mesmo é isso. É primeiro colocar sua máscara de oxigênio e respirar. Para poder ajudar os outros. Quantas vezes não queremos fazer tantas coisas pelos outros, mas nossa máscara está capenga, estamos com dificuldade de respirar, a situação está complicada e mesmo assim nos sentimos culpados de não colocar a máscara no outro? É aí que vem a lição: não podemos cuidar de ninguém enquanto estamos com problemas. Pare, sem culpa nenhuma, e cuide de você mesmo. Regularize sua respiração. Fique bem.

E o egoísmo? Egoísmo é estar com a máscara ajustada, fluindo, e ver a pessoa ao lado, ao seu alcance, se debatendo, com problemas, e simplesmente ignorar. Egoísmo é querer ser feliz sem se importar com ninguém.

O que precisamos descobrir é a maneira de cuidarmos tão bem de nós mesmos, a ponto de estarmos ao lado e ajudar os outros sem que isso nos machuque, tire pedaço, tire energia, canse.

Um comentário:

Fernanda Reali disse...

òtimo, útil, mensagem essencial, mas temos que reler todas as semanas, senão a gente esquece.

Bjs!