quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Quem grita perde a razão

Dois casos essa semana me chamaram a atenção.

A médica que, ao ter seu embarque no vôo de lua-de-mel atrasado, teve um piti homérico no aeroporto. Ela xingou os funcionários da Gol de mortos de fome, pobres, que faltava feijão em casa. Ela humilhou. E, para piorar, ainda fez menção à cor da pele. Pronto! Racismo.

Uma amiga, de muito boa vontade, emprestou dinheiro a uma "amiga", que começou a enrolar para pagar. Quando começou a desconfiar do calote, descobriu as várias mentiras da pessoa com relação ao seu status social. O velho caso do "come mortadela, arrota peito de peru". Minha amiga então se revoltou ao perceber que perdera o dinheiro, e, num ato de desespero, raiva e indignação, desmascarou na internet todas as mentiras que a figura aprontou.

O que aconteceu com a médica? vai ser indiciada por preconceito e sei lá mais o quê. O que aconteceu com minha amiga? acaba de levar um processo por difamação. Fico com muita dó. Ela agora vai ter a maior dor de cabeça para resolver uma situação que ela é VÍTIMA. Mas o juiz escreveu no seu despacho: "se a pessoa deve, a credora pode cobrar em todas as instâncias, mas não pode expor a devedora". Infelizmente, está certo.

Nos 2 casos, guardadas as devidas proporções, ambas estavam certas, foram lesadas, mas perderam a razão ao se exaltar, a deixar a raiva tomar conta. Esse tipo de situação é para a gente aprender a lidar com a raiva, com as situações, e aprender a resolver pelo caminho certo: a justiça.


Só assim para aguentar certas coisas: ommmmmmmmmmm

O que eu posso te dizer: seja chato. Exija seus direitos. Ligue, e anote quantas vezes ligou, os números de protocolo. Faça reclamações por escrito, ligue na Ouvidoria. Entre no Juizado Especial. É simples, rápido e eficiente. Mas nunca, nunca, nunca mesmo despeje no atendente sua ira. Não parta para o lado pessoal.

Estou falando isso para você, caro leitor. Mas serve para mim que, no momento, quero matar alguém dentro da Sul América.

4 comentários:

Regina disse...

E eu que tenho um rol de médicos para matar? Minha mãe precisou da radioterapia da Beneficência Portuguesa de Santos que era "alugada" para uma empresa.....e aí?
Máquinas quebradas ou em funcionamento comprometido! O cancer voltou, será que era para ter voltado mesmo ou foi a ineficiência do tratamento? Quem poderá atestar ou dizer algo? DEUS???? Está cedo para ele poder responder pessoalmente...ou será que chegou a hora? Estou numa sinuca de bico!

Mara disse...

Minha amiga
sei que vc vai contornar essa situação com muita sabedoria e estilo, sem cair na baixaria.
Vai dar tudo certo com sua mãe. Vamos nos falando. lembre-se do que eu te falei!
beijo

Regina disse...

Obrigada amiga querida....lembrarei sim! A FORÇA ESTÁ COMIGO!!!

Adial Júnior disse...

Interessante mas nem sempre a justiça resolve as coisas: entrei num juizado há anos, ganhei o processo mas receber que é bom nada! O lazarento do Sr. José Maria (falo sim seu nome, acho que todos devem saber quem são os maus elementos para se prevenir) se esquiva de todas as formas dizendo que não tem bens em seu nome e que vendeu o carro. Mas agora descobri o endereço e foi mandado nova intimação se possível com reforço policial. Vamos ver no que vai dar.

Como disse acho errado esta lei de não poder falar quem é desonesto: isso é acobertar o erro. E aproveito para falar da indignação que tenho contra o Banco Itaú, contra a URBS de Curitiba e contra o Oi telefonia. Tudo um bando de incompetentes e ladrões! Falo, assino embaixo sem medo de errar!