segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O cimento


Faxinando (esse verbo existe?) meu Outlook, achei esse email fofo da mamãe, enviado há um ano atrás. Na época, estávamos com umas arestas familiares a serem aparadas, e aqui nessa família a gente resolve tudo com reunião. Quase uma intervenção.

E nessa reunião (que acho que foi a última com nós 5, não lembro se houve outra) eu fiz uma dinâmica de grupo que aprendi numa aula de RH. Consistia em sortearmos cartões com o nome de um material de construção (água, areia, cimento, madeira, pá, etc). E cada pessoa, ao sortear o tal cartão, tem que dizer qual sua importância na construção. Depois de muito blá-blá-blá, o que aprendemos que cada material é importante JUNTO, e que a falta de cada um deles é "risco de desabamento".

E nessa dinâmica, mamãe tirou a carta "cimento". E brincamos como caiu como uma luva para ela, que realmente ela era a pessoa que mais trabalhava para manter a união e a força. E como o cimento representava isso bem. No dia seguinte, mandei um email para meus pais e irmãs dizendo como a reunião havia sido boa, e como os amava, e recebi esse email da mamãe, brincando com o codinome Cimento,

Não esperava que menos de um ano depois nossa construção perderia o cimento. Parece que nós que sobramos, água, areia, pá, madeira, estamos precisando dessa força e dessa liga, que só o cimento nos dava. Se naquela época tínhamos noção de como ela era cimento, hoje temos total clareza disso.

Sabemos que não teremos mais cimento daqui pra frente. Mas o cimento que já está aqui na construção permanece. Todos somos fortes juntos e unidos. E para nós que ficamos é uma delícia reler essa declaração de amor dela.

7 comentários:

Regina disse...

O cimento é parte primordial para um bom concreto. A mistura areia, brita e cimento jogada nas formas (madeira) onde já se encontram a "armação" (aço)faz aquela coisa linda que é a estrutura, o esqueleto de uma obra; tanto faz se é prédio de escritórios ou residencial, se é ponte, viaduto, pontilhão ou só um sobradinho!
Você já reparou que só com dinamite se destrói uma estrutura de concreto??
A estrutura de vocês como seres humanos, da família como reunião destes seres é sólida, não se quebrará assim com o estalar de dedos!!!
O cimento Potyra fechou a fábrica. Agora teremos cimento Mara, Márcia e Miriam.....mãos à obra! Sejam liga como Potyra foi!

Anônimo disse...

Acho que todos somos realmente uma parte de cada elemento de uma construção, mas há aqueles que são a construção propriamente dita. E a Potira é assim!!! E tenha certeza que ela está muito feliz com esta sua manifestção de carinho. É claro que deve estar ao lado da dona Martha choraminhando e tomando uns cascudos da irmã.....rsrsrsr...pois deve estar querendo se meter com tudo e todos..rsrsrsr

Maguinha

Regina disse...

Amiga....não consegui cumprir a palavra do pão de leite condensado com gotas de chocolate para hoje! Me desculpe.....me lembrei porque o contador de visitas está em 4545....9 9 (a soma dos números) isto ficou piscando nos meus olhos....o seu número!
Em qualquer outra situação seria imperdoável, mas sei que você vai me entender.
Beijos no coração!

Mara disse...

Maguinha,
imagina o tricô da mamãe com a tia Martha lá no céu!
beijo

Mara disse...


olha o número cabalístico te lembrando da sua dívida! hahaha
claro que te entendo, amiga. vc sempre do meu lado, acho que nunca na vida vou conseguir retribuir...
love you!
beijo

Miss Me disse...

e assim construimos nosso futuro.

Miriam disse...

Irmã querida,
realmente o cimento faz falta, mas deixou a cosntruçao pronta... firme e forte...
Nos amamos e isso é que importa.
Tenho saudades de voces e AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Bjs (Miriam em Belèm do Pará)