quinta-feira, 17 de junho de 2010

Assentando os trilhos

Ontem, numa noite fria e solitária (ops! o cachorro fiel conta?), assisti, depois de muito tempo, na HBO o lindo filme "Sob o sol da Toscana". Tem filmes que a gente precisa rever de tempos em tempos. Na minha lembrança a Francesca sofria muito mais com a reforma da casa. E acho que não havia dado atenção devida à uma certa cena do filme. Francesca, aterrorizada com a presença de uma cobra em casa, pede ajuda ao corretor, que vai socorrê-la. Depois, ela chora arrependida por ter largado a vida estabelecida nos Estados Unidos para morar na Toscana, pelo trabalhão de reconstruir aquela casa, de solidão, do propósito daquilo tudo.

O corretor, gentilmente, pede para ela parar de chorar "senão ele será obrigado a fazer amor com ela, e ele nunca traiu a esposa". E diz:

"Entre a Itália e a Áustria há uma região de alpes muito íngreme. Mesmo assim os trilhos da estrada de ferro que ligam a Veneza a Viena foram assentados muito antes que houvesse trem para percorrer o trajeto. Por algum motivo, alguém pensou que algum dia o trem passaria por lá. Mesmo que demorasse."

E Francis, ou Francesca, assentou seus trilhos. Consertou sua casa, abriu espaço para a vida, para os amigos, para o amor. E quando o trem chegou ela estava pronta.

Um comentário:

Sayuroka disse...

Liiiiiiiiiindo!!!!Vou assisti-lo novamente!!!! Não me lembro da parte da cobra, do corretor.
E faz todo sentido, assentar os trilhos!!!! Vc já assentou os trilhos florzinha?

bjks