sexta-feira, 25 de junho de 2010

O sítio


Eu tenho uma família enorme. Entre pais, filhos e netos, 115 pessoas. A cada 2 anos nos reunimos todos (ou quase todos) no sítio do meu avô, em pleno sertão nordestino. É uma festa linda. É delicioso reencontrar todos aqueles primos com quem brincamos na infância, com quem aprendemos a beijar na adolescência, com quem trocamos idéias na fase adulta. É muita história.

No sítio, a eletricidade chegou há 10 anos. Ou seja, as memórias mais gostosas são de noites iluminadas por candieiros, sono na rede, banho gelado sem chuveiro, jogando água no corpo com uma caneca. Sem Tv. Mas com o luar mais lindo do mundo. Com céu estrelado todas as noites. Muita risada. Muita alegria. E muita fofoca, não podemos negar.

Estar aqui, e amar estar aqui, me faz ter contato com uma realidade que não é minha. Mas que foi a história de vida do meu pai. Aonde ele se criou, formou seu caráter e se tornou o homem que ele é. Viver essa vidinha calma, pacata e sem luxo me faz parecer distante a minha vida de shoppings, restaurantes, carro com ar condicionado, seriados americanos, internet. Minha vida de patricinha.

Hoje tem luz. Algumas coisas mudaram. Outras gerações vão chegando. Mas o sítio resiste em se modernizar. O celular não pega em lugar nenhum, apenas embaixo do pé de juazeiro. Esse lugar é um exercício de desapego. E olha, faz bem se desligar do mundo de vez em quando.

Ontem foi São João. Tinha uma fogueira acesa. Joguei meus pedidos nela. Meu tio soltou rojões. Fizemos cantigas e dançamos em volta. Como crianças. Tem coisa melhor?

Saudade da minha mãe por essas bandas...

Um comentário:

... disse...

Poxa, esse post me fez lembrar do sítio de meus avôs lá no sertao da Paraíba. Faz muito, muito tempo que nao vou lá... a última vez foi qdo eu tinha 10 anos... e eu já estou com 30!!! A lembrança mais gostosa que tenho do sítio é o té de jaca. Sim, é um baita pé de jaca onde a família sempre reuni para se abrigar na sombra e fugir do calor.
Eita lembrança boa!!!!