quinta-feira, 21 de julho de 2011

Da arte de aguardar uma resposta de email


Das coisas mais pavorosas de se fazer no mundo: mandar um email. Após algum tempo, mandar um torpedo avisando que mandou o email. Avisar no Twitter que mandou email. Avisar no Facebook que mandou um email.

Queria aqui escrever um manual prático do MEU método de resposta de emails.

1. Partimos do pressuposto que o email chegou. Pode confirar. Principalmente se nós nos conhecemos e trocamos emails, ou seja, conhecemos e confirmamos nossas @.com.br, então ele chegou, não há dúvidas. A não ser que você entupa meu email de correntes, orações, teorias da conspiração, eu não te moverei para a pasta SPAM.

2. Sobre a Pasta SPAM: Encheu meu saco com power-points, correntes, piadas do século passado, povo que perdeu o rim na banheira? SPAM. É uma pessoa querida, de meu convívio? Não vai pro SPAM, mas esses emails eu não responderei. Não vou ler. Não clico. Nem vou mandar de volta para ver o que acontece. E tenho certeza que não acontece nada.

3. Eu recebi seu email sobre um assunto que eu devo responder, e não respondi? Segue abaixo o que pode acontecer:
a. Eu não considerei uma prioridade responder, e foi pro fim da fila. Ele será respondido quando for possível.
b. Eu ainda estou refletindo sobre o assunto, estou estudando alternativas, e não tenho uma decisão tomada.
c. Eu não quero responder.

Sim, eu sei que é angustiante. Já mandei emails que esperei muito por resposta. Já mandei carta de amor por email e fiquei esperando um sinal. Masvocê tem que entender que as coisas não acontecem na sua velocidade. Você mandou o email, a bola está com o destinatário. Aguarde. Ou não aguarde e siga com sua vida sem essa resposta. Mas pelo amor de Deus, não mande outro email ou SMS ou tweet ou telefonema para cobrar essa resposta!

2 comentários:

Elaine Gaspareto disse...

Mara,
Nunca, nunca, nunca faço isso, mas me deixa pegar este texto emprestado?
Devolvo lavado e passado, mas preciso dele rsrsrs
Diz tudo o que estou sentindo agora, depois de gastar minha pacência e 2 horas do meu precioso tempo respondendo pedidos de resposta. Mimata isso... todo mundo tem pressa, e depois ainda vem cheios de razão cobrando o por quê da resposta não ter sido enviada...affffffff

Beijossssss

Mara disse...

Não é fácil, Elaine...

Manda ver no post-cola, pra mim é uma honra!

beijo