quinta-feira, 7 de julho de 2011

Síndrome de Potira

Estava eu no supermercado fazendo a compra das bebidas pra festa de aniversário. Apreensiva, pois eu só bebo refrigerante, então não sei a melhor marca de vinho, de cerveja, a quantidade normal. Noção zero. Mas graças a Deus a internet está aí para facilitar a vida de ignorantes como eu. Achei um site que diz a quantidade de bebida por pessoa. Desconfiada, cliquei em mais dois, que confirmaram a informação. Ok, então: 73 pessoas x 400ml de refrigerante = 30 litros de refris. Ou 15 garrafas de 2 litros.

Pego as 15 garrafas. Olho pro carrinho, dá medo que falte. Pego mais 4 cocas-zero. Só por precaução. Vou pegar cerveja e água. E resolvo pegar mais 4 guaranás. Daí eu grito: "Potira, sai desse corpo que não te pertence!" e devolvo os guaranás na prateleira.

Potira, minha saudosa mãe, era o exagero das compras em pessoa. Tinha 5 pessoas pra jantar e ela pedia 4 pizzas com medo que não dessem. Sobravam 2. Para ela sempre tinha que sobrar do que dar certo. O momento mais absurdo foi na 1a festa que fiz no meu antigo apartamento, no meu 1o ano de casada. Inventei de servir salgadinhos. Escolhi 5 tipos. E claro, fui me aconselhar com minha mãe sobre quantidades. Filha, são 6 salgadinhos por pessoa. Se são 5 tipos, então é 30 por pessoa. Confiei na minha mãe e fiz a encomenda.

Quando fui buscar na padaria, com meu antigo Clio e seu porta-malas ridículo, e começou a sair 956.278 bandejas lá de dentro, comecei a me desesperar. A festa foi uma piada: eu comecei a obrigar todo mundo a comer sua cota de 30 salgadinhos. No final, ainda fizemos gincanas e brincadeiras de adivinhação, e quem perdesse comia um salgadinho. Salgadinho virou castigo. A empregada foi embora com 8 bandejas lacradas. O porteiro idem. Os mendigos da rua ganharam vários. Foi assim. Uma orgia salgada.

E quando me vi hoje, absolutamente enlouquecida querendo levar 50 garrafas de 2,5l de refrigerante, percebi o tanto de Potira que tenho dentro de mim. Que bom. Que saudade daquela insana para eu pegar no pé.

5 comentários:

Elaine Tasquim Biason disse...

Marinha linda!!! Eu sou a sua mãe!!! Kkkkk sou igualzinha!!! O exagero em pessoa!!! Precisa me ver comprando material de limpeza!!! Parece que lavo roupa pra fora. Mas é uma delicia nos parecermos com nossos pais!!! Beijo beijo

Mara disse...

Menina, olha a neura!!! hahaha

Terla disse...

Hahahahahhaahaha. amei. E ó, não era 6 salgadinhos por pessoa no total, e não por tipo?
Em churrasco a medida é 300g por pessoa. Anota aí.
Bjbj

Júlia disse...

Mara Regina, só tenho uma coisa para te dizer: CAI FORA POTIRA!!!!

Beijo

Mara disse...

Terla, minha mãe falou e eu acreditei. Afinal, se não vai confiar na mãe, vai confiar em quem?
Se eu tivesse feito a conta mental que seriam 30 salgadinhos por pessoa... hahaha

Julia Cristina, dona Pó tá que tá aqui, viu? vc vai na festa!

beijos