quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A Rainha

Ontem assisti "A Rainha", filme com a Helen Mirren no papel título. Passou no cinema em 2007, mas eu não vi. Não vou fazer grandes análises do filme, achei ele mais documentário que outra coisa, mas ele me fez pensar um pouco. E é bom quando a gente pensa um pouco.

O enredo do filme é o seguinte: Tony Blair acaba de assumir o cargo de Primeiro-ministro, e logo após a Princesa Diana sofre o acidente fatal. O filme se passa na semana entre o acidente e o enterro. A rainha, que não considerava mais Diana parte da família real, visto que se divorciara de seu filho Charles, não vê motivo para bandeira em meio mastro, declarações públicas, e se retira para a casa de campo real. E a opinião pública se revolta com a monarquia, condena sua frieza, e questiona sua relevância no mundo atual.

O filme é interessante pois o que mostra é uma rainha presa a tantas convenções desde menina que é muito difícil se adaptar. Mas o filme é bem isento: não a mostra como vilã, nem a Diana. Só mostra como é difícil a uma sogra se afeiçoar a uma ex-nora que, certa ou errada, trouxe tantos dissabores e questionamentos a seu modo de viver.

Sempre é interessante ver o outro lado.

2 comentários:

Fernanda Reali disse...

Mara

Adorei este filme e achei as caracterizações perfeitas. Nem precisaria ter achado atores tão parecidos, mas já que os escolheram, foi ótimo. Parecia vida real.

Bjs

Mara disse...

Pois é, Fê. e todos foram mostrados humanamente, isso é o mais legal! beijão