sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Cidoca

Minha fama com empregadas não é das melhores. Não que eu seja desumana, ou pegue no pé, ou seja chata. É que qualquer pessoa, por melhor que seja, comparada à bondade e doçura da minha mãe, é considerada chata. Minha mãe permitia tudo, aceitava as desculpas mais esfarrapadas. E eu colocava ordem. Então era a chata. Sou chata.

Há 6 anos saí de casa. Quando saí, decidi o tipo de pessoa que queria que trabalhasse comigo. Não sou exigente, mas não gosto de nhé-nhé-nhé. A primeira pessoa que contratei não deu certo, e levei um ano para demití-la (minha mãe, na mesma situação, levou 20 anos..). Em seguida veio a Cida, que estava comigo até ontem.

Não que ela seja perfeita. Ela fala mais que o homem da cobra, tem dia que chega com um mau humor dos infernos. Mas ela tem semancol, ela cumpre o trabalho dela sem firulas, e não me perturba com seus problemas pessoais. Ela comenta por cima e pronto. (A empregada da minha mãe fica o dia inteiro reclamando do cartão de crédito que ela não tem dinheiro para pagar - quase que mandei ela ir a uma sessão espírita tentar ver se minha mãe pagava, porque de mim não sai mesmo!)

E ontem foi o último dia de Cida aqui. Vejam bem, ela perdeu o emprego. O que ela fez? encaixotou todas minhas coisas de cozinha e cama, mesa e banho. Detalhe: sem eu pedir! Embalou no jornal, fechou caixa, etiquetou. Tudo no maior carinho. Ela fez em 6 horas tudo que adiei desde domingo! E quando voltei achei esse bilhete:


É inevitável a comparação com a empregada da minha mãe. Acabamos de perder a mãe, e a pessoa não tem a sensibilidade de perceber o momento difícil que nós estamos passando, e nos atazana com seus problemas, que não temos nada a ver. Já Cidoca, que perdeu o emprego, percebe meu momento de mudança, que isso não é algo pessoal, e me ajuda até o último dia. Isso é realmente demais. O que falta às pessoas é o exercício de se colocar no lugar dos outros.

Cida, tenha certeza! assim que tiver minha casa de volta, vou precisar de você. Porque nós precisamos de pessoas que facilitem a vida da gente, não que atrapalhem.

6 comentários:

Anônimo disse...

Manda a Cida lá pra casa! É sério!!!
Em que região vcs estavam?
Bjo,
Dani

Mara disse...

Dani,
estou na região da Paulista/Centro.
me manda email no mentequebloga@gmail.com
com seus dados, eu repasso para ela!

Regina disse...

Sabe aquela frase que eu uso?
Ela tem pedigree!!! Berço!

Paula Gutierrez disse...

É um ser humano especial e com certeza vai conseguir logo outro emprego.
Pq vc não troca a empregada do papai? Hehehe...

Miss Me disse...

seres vivos tem muitos mas só alguns são gente...

Mara disse...

Gente, já arrumei uns 3 empregos para ela. Com a condição que ela será minha de novo quando eu voltar a ter casa!