domingo, 25 de outubro de 2009

Ainda sobre redes sociais...

Há algum tempo atrás, Precioso disse uma coisa que ficou martelando na minha cabeça, mais ou menos assim:

"antes, a gente ficava aguardando um telefonema. Pegava no gancho para ver se dava linha, e aguardava. Hoje? além do telefone, tem o celular, a caixa postal, o torpedo, o email, o email comercial, o msn, o orkut, o twitter, o facebook, o sonico, e o que mais inventarem nessa vida. Na verdade, são apenas mais canais aonde podemos nos sentir rejeitados."

É tanta rede social para interagir e dar satisfação, e procurar satisfações, que acho que pode gerar mais ansiedade que prazer.

Ou eu estou numa má fase, sei lá.

Vou refletir. Reflita você também.

4 comentários:

Anônimo disse...

Um bom tema esse, hein?!Amplo demais, polêmico e com diversas opiniões para serem geradas. O que é bom ...

Primeiro quero destacar uma frase q vc escreveu: "são apenas mais canais aonde podemos nos sentir rejeitados."

Não vejo assim... temos a liberdade para escolher, fazer parte de um, de outro ou de todos tipos de canais de comunicação.

Tbm temos liberdade em expor criticas, opiniões, e informação relevantes ou não. A liberdade tbm está aí para vc ligar ou desligar seu telefone, dar ou não um resposta, conectar ou não seus perfis sociais.

Aproveite sua liberdade, respeite a liberdade do outro.

Um dia li em um blog sobre esse assunto. A pessoa opinava sobre as tais redes sociais, as atitudes das "celebridades" em fazer parte de tais redes, as frases de efeito produzidas, as fotos publicadas, as pesoas que as seguem e o sentido de fazer parte ou não disso tudo. Tbm depois vi que a mesma pessoa tinha 1 celular, 1 ipodtouch, 1 blackberry, orkut, facebook, myspace,flickr, twitter, beltrano, 3 blogs e sei lá mais o que.

Daí eu pergunto: essa pessoa é comunicativa? É expressiva? É formadora de opinião? É popular? É celebridade? Ela é rejeitada ou aceita nas redes sociais?

Para mim é apenas mais um ser humano entre os 6 bilhoes que formam essa pequena comunidade ou rede social chamada MUNDO!

E nesse MUNDO o prazer ou a ansiedade em determinada coisa está na maneira como lidamos com elas. Temos total LIBERDADE em lidar com nossas ações.

Não vejo problemas nas redes sociais existirem pq se pensarmos bem sempre haverá alguém procurando satisfação e atenção no nosso meio, seja ele real ou virtual. E sempre haverá os abelhudos, os interessados, os fofoqueiros e os observadores verificando o que rola na nossa vida, agora basta vc querer dar tais satisfações ou exigir tais satisfações.

Seja no ambiente de trabalho, na academia, na escola ou no condomínio sempre seremos observados, analisados e exigidos, e não é só pq fazemos parte de um orkut ou de um twitter que nós estamos expostos a rejeição e a aceitação das pessoas, pq isso ocorre desde o momento que nascemos, afinal na sala de parto teve ter umas 5 ou 6 pessoas lá observando vc chegar!

Credo escrevi d+... mas tenha liberdade em ler ou não, em rejeitar ou não minha opinião, em querer dar ou não uma satisfação. Eu tbm estou aqui para isso.

Letícia

Mara disse...

Eu concordo com você, Letícia.
Eu gosto dessa interação, gosto de me expressar (senão não teria um blog).
É que às vezes acho que canalizamos energia demais para relações virtuais. Se vc fica 1 dia sem acessar orkut, as pessoas já estão cobrando sua presença.
E quando falo da rejeição, é que às vezes esperamos o príncipe encantado em todos esses meios, e quando ele não dá sinal de vida em nenhum deles, é meio brochante...
mas isso é papo para posts e posts...
beijo para você, fiel leitora! rs

Miss Me disse...

faz que nem eu: finge que só vc existe no mundo! funciona sempre! hehe

Zilmara Dahn disse...

Mara querida, também tenho facebook e tá lá abandonado. NÃO CONSEGUI ENTENDER AQUILO. sério. e concordo que se vc não é uma celebs, fica se sentindo rejeitado sim. Já vi amigo online no orkut que não respondeu meu scrap e fiquei:filhodaputa, me ignorou!Deixa estar. Hunf...

mas twitter é legal. reflexões sem compromisso.rsrsrs

bjimmm