quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Socializo, logo consumo

Nos últimos dias, estive presente em alguns seminários e congressos sobre livro digital, mídia social, propaganda, etc e tal. E é unânimidade que TODO MUNDO tem que estar no Twitter, que sua empresa tem que estar no Facebook, que a integração com o seu consumidor blá blá blá...

E eu me pego pensando com meus botões: "É?" Quer dizer... eu abro minha conta no twitter para falar bobagem, comentar reality show, dizer que o Rodrigo Lombardi é lindo. Tempos depois, pessoas que trabalham comigo descobrem meu twitter, e eu tenho que policiar o tamanho das minhas bobagens. E ainda recebo conselho de que deveria comentar mais sobre o mercado onde trabalho. Respondo que, quando quiser usar meu @marinha como trabalho, eu crio o @marameusobrenome e vou lá.

Aì eu crio o meu Facebook. Com o mesmo intuito: falar com os amigos, com meus familiares que moram longe. Contar uma piada, reclamar de alguma coisa genérica, postar uma música. Mas claro, as pessoas que trabalham comigo me adicionam. Povo que eu conheço profissionalmente me adiciona. Gerente do banco me adiciona. E eu tenho que repensar o meu comportamento. Afinal, o presidente da associação de classe do mercado onde atuo é meu amigo. E ele só posta coisas sérias, o que ele vai achar de mim se eu postar bobagens?

E, como se não bastasse, ainda tem as propagandas. Amiga me sugere que eu curta o Ford Focus. Amiga, só vou curtir o Ford Focus se eu ganhar um de presente, #fikdik. Curte a Brastemp, o Sonho de Valsa, a L`Oreal... Mas que saco! eu criei esse facebook para INTERAGIR COM PESSOAS, e não com marcas!

E então voltamos ao início desse post: os especialistas sugerem que as pessoas participem das redes sociais. Para quê? Para ser mais um que copia e cola no mural? Para dar RT em bobagem? Querem as pessoas nas redes sociais só para ampliar a gama de CONSUMIDORES. Só isso.

E lá vou eu. A Mara Pessoa Física acha isso tudo um saco. E a Mara Pessoa Jurídica, fazer o quê? Tem que se render a abrir as redes sociais da empresa...

Um comentário:

Anônimo disse...

Você conseguiu colocar no post tudo aquilo que penso. Sou jornalista, tenho q estar integrada com as mídias sociais, mas todo mundo do meu trabalho me segue ou é amigo no facebook, e até o presidente da empresa me segue. Não posso postar nada de reclamação, tipo, o dia tá uma merda, quero que todo mundo morra, e nem expressar raiva, desânimo, naaaada. Pq sou stalkeada o tempo todo. Pensei em até criar um fake, pq sim, eu preciso reclamar no twitter. E se eu posto qualquer coisa dessa minha imagem está associada a empresa e não eu, pessoa física, como vc disse.
Estou postando anônimo pq senão o gogle armazena isso... é demais.
Percebi q vc estava sumida mesmo...

Beijos.. Mariana!