segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Morte anunciada...


Como diz a música interpretada por Astrud Gilberto,

love is the saddest thing when it goes away...

Algo como "é muito triste quando o amor se vai". Venho assistindo nos últimos tempos um relacionamento cambaleante. São pessoas que eu convivo, e que se vê nos olhos de ambas que não vai dar mais. Esse relacionamento vai acabar nos próximos dias, e os dois parecem que querem mantê-lo vivo na UTI com a ajuda de aparelhos.

Assistir isso tem me feito mal. Das poucas coisas minhas de que me orgulho, uma delas é a de ter terminado meu casamento numa boa, pois não via futuro naquela relação. Pois meu ex-marido é meu melhor amigo até hoje, e sempre acho que foi a melhor coisa ter colocado a relação no seu devido lugar. Se quiséssemos, estaríamos casados até hoje. Nos dávamos bem, nos queríamos bem. Apenas não preenchíamos mais os ideais românticos um do outro. Então, que tal se libertar?

Saí de um relacionamento para estar sozinha. Para estar aberta à tudo de novo que pode (e vai) acontecer. Acho um crime segurar outra pessoa. Mas devo ser minoria. Lembro bem de uma colega de trabalho aconselhando outra a largar o namorado, mas não fazer isso sem ter outra pessoa engatilhada. Afinal, precisamos de namorado para ocasiões sociais e para passar o tempo. Não é realmente a coisa mais triste do mundo de se ouvir? e de se fazer?

domingo, 10 de janeiro de 2010

Gosto sim, e daí?

Então que semana que vem começa a 10a. edição do BBB. E com ela as mesmas encheções de saco anuais:

- Mas Mara, como é que você pode gostar de um troço desses?

É, gente, eu gosto sim. As pessoas ao meu redor tem dificuldade de compreender isso. Eu até entendo, eu sempre fui uma pessoa meio avessa à coisas "populares": não vejo novela, não vejo TV aos domingos, não gosto de pagode, axé e afins. Então, quem me conhece a vida inteira acha esquisito eu acompanhando a massa!

Mas o danado do BBB mexe comigo. Eu assisto. Eu compro PPV. Eu voto. Eu deixo de sair nas noites de terça, quinta e domingo (eliminação, prova do líder e votação, respectivamente). Eu fuço nos blogs. E nesse ano, ABRI UM BLOG. E, essa semana, abri um twitter para o blog. Já virei piada para os meus amigos, mas todos vem me perguntar quem é falso, se o resultado foi justo.

Há alguns anos, ouvi de uma pessoa: "você gosta de BBB para viver a vida dos outros, para não prestar atenção na sua". Isso foi tão pesado... cheguei a conversar com minha terapeuta, se eu realmente não estava fugindo de meus problemas. , de repente isso estava acontecendo e eu não estava prestando atenção. Ela foi direta: "não. você é uma pessoa extremamente observadora do comportamento humano, você se interessa pelas reações e sentimentos de todos que você fala aqui. Então, nada mais natural que se interessar por esse tipo de programa. Além disso, se permita a ter um entretenimento".

Aí observei que é isso mesmo: é muito interessante observar uma pessoa fazendo intrigas, depois a pessoa que ela não gosta vira líder, e ela muda de atitude para se proteger. É um micro-mundo, todos nós somos dissimulados ou mascarados em algum momento, e eu acho divertido observar isso. E não deixa de ser um aprendizado!

O meu blog para reality-shows: Dez Milhões. Para quem tem saco.